Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de julho de 2011

As Vitaminas


As vitaminas são micronutrientes essenciais, exigidos pelo organismo em pequenas quantidades. 
Eles podem ser lipossolúveis (vitaminas A, D, E e K) ou hidrossolúveis (vitaminas do complexo B e vitamina C).
As vitaminas do complexo B incluem as vitaminas B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B6 (piridoxina), ácido pantotênico, niacina, biotina, ácido fólico (folato) e vitamina B12 (cobalamina).
A quantidade diária recomendada (QDR) - quantidade que um indivíduo médio necessita diariamente para permanecer saudável.
Um indivíduo que consome uma quantidade insuficiente ou uma quantidade excessiva de determinadas vitaminas pode desenvolver um distúrbio nutricional.
Quando as doses diárias utilizadas são superiores a 10 vezes a QDR, as vitaminas A e D são tóxicas, mas as vitaminas E e K (filoquinona) não o são.
A niacina, a vitamina B6 e a vitamina C são tóxicas quando ingeridas em doses elevadas, mas as outras vitaminas hidrossolúveis não o são.
Apenas duas vitaminas lipossolúveis (A e E) são armazenadas no organismo em quantidade variável. As vitaminas D e K são armazenadas em pequenas quantidades.
De acordo com a necessidade, a vitamina C é a armazenada em menor quantidade e a vitamina B12 é a que se acumula em maior quantidade, sendo necessários aproximadamente 7 anos para que suas reservas no organismo (de 2 a 3 mg) sejam esgotadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário